Hérnia de disco? Dor nas costas? Dor no pescoço? O que fazer?
A hérnia de disco é uma patologia que causa grandes dores na coluna, podendo desencadear problemas na postura, bem como diminuição dos movimentos e da flexibilidade. Quando as estruturas de suporte (musculatura) não são capazes de estabilizá-la de forma eficiente, a coluna lombar fica vulnerável podendo ocorrer a degeneração do disco intervertebral e sua posterior herniação a lesão mais frequente.
A hérnia acontece principalmente na região lombar e cervical (nas costas e pescoço) por serem regiões mais móveis e suportam mais carga. As vezes, um fragmento de disco escapa e comprime um nervo, gerando dor irradiada para braços, pernas, formigamento, dormência todos os sintomas estão relacionados a compensação postural.
Com o tempo, o uso repetitivo do mesmo movimento, força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios, desvios posturais e o envelhecimento, diminuem o espaço entre essas vértebras e pressionam o disco, até ele ser desgastado, facilitando assim a formação da hérnia de disco.
Estudos demonstram que a prática da atividade física, visando o reforço muscular, melhora a flexibilidade e o condicionamento aeróbico, podendo oferecer efeitos positivos à autonomia funcional dos indivíduos.
O Pilates costuma ser efetivo nas dores causadas pela hérnia de disco porque os exercícios geram maior afastamento entre as vértebras, graças a movimentos de alongamento crânio-caudal. A técnica estimula ainda a correção da postura. Os benefícios são adquiridos através da essência do método, que promove a estabilização da hérnia de disco.
O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo – CORE – que inclui o complexo lombo-pélvico dos quadris. Ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando, sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento corporal.
O método, como forma de tratamento, pode ser utilizado tanto para a prevenção quanto para a diminuição dos sintomas da hérnia discal. O Pilates proporciona melhoras no condicionamento físico, corrige a postura, ajuda na amplitude de movimentos, flexibilidade, consciência corporal, diminui desvios e fortalece os músculos profundos, fazendo com que a estabilidade da coluna se torne cada vez mais eficaz.
Não tenha pressa, faça o tratamento corretamente, não se anule para o movimento. O repouso tende a aumentar a dor por não fortalecer as estruturas responsáveis pela sustentação da coluna. Não fique parado. Os exercícios são facilmente adaptáveis para sua condição clínica. MEXA-SE, NÃO TENHA MEDO DO MOVIMENTO. HÉRNIA DE DISCO GERA DOR, QUE GERA DESCONFORTO, QUE GERA ANSIEDADE, QUE GERA TENSÃO EXAGERADA NOS MÚSCULOS, QUE GERA MEDO E POR FIM AUMENTA A DOR. Quebre esse ciclo com o movimento e perceba os benefícios. PERMITA-SE.
Mirella Saliba
Fisioterapeuta, prof ed física
@reabilitestudiodepilates
Pilates terapêutico e terapia manual.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva