Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Saúde

Hérnia de disco? Dor nas costas? Dor no pescoço? O que fazer?

.

Bem Estar

Bem EstarDICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR

26/09/2020 10h23
Por: Redação

Hérnia de disco? Dor nas costas? Dor no pescoço? O que fazer?

A hérnia de disco é uma patologia que causa grandes dores na coluna, podendo desencadear problemas na postura, bem como diminuição dos movimentos e da flexibilidade. Quando as estruturas de suporte (musculatura) não são capazes de estabilizá-la de forma eficiente, a coluna lombar fica vulnerável podendo ocorrer a degeneração do disco intervertebral e sua posterior herniação a lesão mais frequente.

A hérnia acontece principalmente na região lombar e cervical (nas costas e pescoço) por serem regiões mais móveis e suportam mais carga. As vezes, um fragmento de disco escapa e comprime um nervo, gerando dor irradiada para braços, pernas, formigamento, dormência todos os sintomas estão relacionados a compensação postural.

Com o tempo, o uso repetitivo do mesmo movimento, força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios, desvios posturais e o envelhecimento, diminuem o espaço entre essas vértebras e pressionam o disco, até ele ser desgastado, facilitando assim a formação da hérnia de disco.

Estudos demonstram que a prática da atividade física, visando o reforço muscular, melhora a flexibilidade e o condicionamento aeróbico, podendo oferecer efeitos positivos à autonomia funcional dos indivíduos.

O Pilates costuma ser efetivo nas dores causadas pela hérnia de disco porque os exercícios geram maior afastamento entre as vértebras, graças a movimentos de alongamento crânio-caudal. A técnica estimula ainda a correção da postura. Os benefícios são adquiridos através da essência do método, que promove a estabilização da hérnia de disco.

O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo – CORE – que inclui o complexo lombo-pélvico dos quadris. Ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando, sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento corporal.

O método, como forma de tratamento, pode ser utilizado tanto para a prevenção quanto para a diminuição dos sintomas da hérnia discal. O Pilates proporciona melhoras no condicionamento físico, corrige a postura, ajuda na amplitude de movimentos, flexibilidade, consciência corporal, diminui desvios e fortalece os músculos profundos, fazendo com que a estabilidade da coluna se torne cada vez mais eficaz.

Não tenha pressa, faça o tratamento corretamente, não se anule para o movimento. O repouso tende a aumentar a dor por não fortalecer as estruturas responsáveis pela sustentação da coluna. Não fique parado. Os exercícios são facilmente adaptáveis para sua condição clínica. MEXA-SE, NÃO TENHA MEDO DO MOVIMENTO. HÉRNIA DE DISCO GERA DOR, QUE GERA DESCONFORTO, QUE GERA ANSIEDADE, QUE GERA TENSÃO EXAGERADA NOS MÚSCULOS, QUE GERA MEDO E POR FIM AUMENTA A DOR. Quebre esse ciclo com o movimento e perceba os benefícios. PERMITA-SE.

Mirella Saliba

Fisioterapeuta, prof ed física

@reabilitestudiodepilates

Pilates terapêutico e terapia manual.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo GrandeCampo Grande - MS Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.
Campo Grande - MS
Atualizado às 12h04
17°
Trovoada Máxima: 27° - Mínima: 22°
17°

Sensação

26 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu
arranha-céu2
Anuncio retângulo médio 1
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anuncie aqui