Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Saúde

DOR CRÔNICA TEM CURA?

.

Bem Estar

Bem EstarDICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR

16/08/2020 10h32
Por: Redação
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

DOR CRÔNICA TEM CURA?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 80% dos adultos terão uma crise de dor na coluna durante a vida, e 90% terá um episódio doloroso. A lombalgia (dor na lombar) é uma das causas mais comuns de dores na coluna.

As condições de dor é uma resposta do nervo, seja ela a uma dor muscular, articular ou no próprio nervo. Existem 2 tipos mecânicos que ocasionam dor:

1-Pressão sobre a raiz nervosa, ramos nervosos ou terminações nervosas, como a Hérnia de Disco;

2-Tensão nas terminações nervosas sensíveis, como músculos, ligamentos.

Os exercícios de um modo geral são usados para fortalecer músculos fracos e alongar músculos curtos com a finalidade de restaurar a elasticidade dependendo da função de cada músculo.

Com a estabilidade da musculatura melhorando, existe também uma melhora da função de todo o corpo, principalmente das dores. É necessária uma estabilização de músculos profundos (no pilates são nomeados Power House), essa musculatura compõem o Assoalho Pélvico e o Diafragma).

É preciso saber se a dor é aguda ou crônica. A dor aguda é consequência de um episódio recente, um trauma direto ou esforço repetitivo, podendo durar até 3 meses. Já a crônica, se mantém por mais de 3 meses, e normalmente são causados por fatores genéticos, estresse, sedentarismo e lesões relacionadas ao trabalho.

Através dos benefícios que os exercícios provocam no corpo, consequentemente ocorre a estabilização da musculatura que leva ao desequilíbrio corporal aliviando assim as dores consequentes de lesões, diminuindo também as tensões provocadas pela dor.

Concluindo, dor crônica não tem cura mas tem tratamento. Com medicação específica, acompanhamento psicológico e fisioterapia controla-se os sintomas. Tudo depende da constância e regularidade nas sessões fazendo diminuir ou até desaparecer os sintomas. Lembrando que é um tratamento portanto não é indicado que se faça 10 sessões ou 20 sessões, tem que ser um estilo de vida, algo regular, sempre.

Mirella Saliba

Fisioterapeuta, prof ed física

@reabilitestudiodepilates

Pilates terapêutico e terapia manual.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo GrandeCampo Grande - MS Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.
Campo Grande - MS
Atualizado às 18h24
33°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 20°
34°

Sensação

15 km/h

Vento

41%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu2
arranha-céu
Anuncio retângulo médio 1
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anuncie aqui