Sexta, 25 de Abril de 2025 22:24
67 99314-5438
Saúde Saúde

“Doenças Modernas”

.

09/08/2020 11h54 Atualizada há 5 anos
Por: Redação
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

“Doenças Modernas”

Nos dias de hoje, a rotina de trabalho e de vida está cada vez mais agitada, expondo o organismo a um bombardeio de hormônios diariamente, levando a um desequilíbrio nas taxas metabólicas deixando as pessoas mais susceptíveis a quadros de ansiedade e estresse. Esse quadro é o chamado “Doenças Modernas”.

Essas “doenças” se devem a junção de vários fatores tais como: grande jornada de trabalho, falta de lazer, sono prejudicado, alimentação desequilibrada, excesso de tecnologia e falta de rotina (horário para terminar o serviço, para desligar a TV, para desligar o celular, para desligar a mente).

Soma-se a esses fatores a auto-medicação, remédios que são tomados por conta própria principalmente para dormir e acalmar, e o excesso de medicação, porque aos poucos as doses não são suficientes sendo preciso procurar outras doses ou fármacos mais fortes. Procure um profissional capacitado nesse assunto para que a medicação seja feita exclusivamente para você e seus objetivos e aos poucos você consiga ir retirando-o da sua rotina, com a devida orientação.

Atualmente vem crescendo a procura por atividades de relaxamento do corpo e da mente, atividades que liberam hormônios que dão a sensação de bem-estar, yoga e pilates estão entre as atividades mais procuradas. Primeiro, por trabalhar corpo e mente juntos, segundo por dar essa sensação de relaxamento e tonificação muscular ao mesmo tempo.

Dicas para aliviar o estresse e se livrar das “doenças modernas”:

- manter o horário de início e término de trabalho bem definidos, sempre que possível;

- estabelecer uma rotina de exercícios semanais que você conseguirá cumprir;

- estabelecer uma rotina alimentar sem excessos, com a energia necessária para as atividades do dia a dia;

- ter mais atividades ao ar livre;

- sempre que possível, desconectar-se;

- dormir com qualidade.

Benefícios do pilates para a ansiedade:

- concentração, para que o movimento seja feito com maior eficiência possível;

- respiração, oxigenando melhor os tecidos e eliminando produtos metabólicos relacionados a fadiga;

- fluidez de movimento, evitando rigidez e tensão;

- controle da mente através do corpo em movimento;

- libera dopamina e serotonina, contribuindo para um melhor controle emocional;

Com essas dicas tente-se manter longe das “doenças modernas”, para uma melhor qualidade de vida depende principalmente de você começar agora o que for necessário. Não somos insubstituíveis, não somos máquinas, somos seres reais e precisamos nos cuidar e nos amar.

Mirella Saliba

Fisioterapeuta, prof ed física

@reabilitestudiodepilates

Pilates terapêutico e terapia manual.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.