Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Mato Grosso do Sul

Propeq Dinamiza: mapa de oportunidades fomenta pequenos negócios em Ribas do Rio Pardo

O secretário Jaime Verruck, o secretário adjunto Ricardo Senna e equipe da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produçã...

29/11/2021 17h05
Por: Redação
Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Divulgação
Divulgação

O secretário Jaime Verruck, o secretário adjunto Ricardo Senna e equipe da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participaram nesta segunda-feira (29), das atividades do Dia da Oportunidade, em Ribas do Rio Pardo, e do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), do município.

O Dia da Oportunidade conta com mais de 20 atividades gratuitas, entre capacitações, workshops, rodada de negócios e show de ilusionismo. A ação segue até amanhã (30), e é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Semagro, por meio do PROPEQ Dinamiza, que tem por objetivo apoiar os pequenos negócios a identificar oportunidades e a promover qualificação e mais competitividade às pequenas empresas e novos empreendedores.

O evento foi aberto com o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo. Elaborado de forma colaborativa, por meio do Cidade Empreendedora, o documento é composto por 31 ações de melhorias que irão impulsionar o crescimento da cidade.  Além disso, também foi apresentado à população o Mapa de Oportunidades construído para o município que identificou a demanda das grandes empresas e a capacidade de atendimento dos pequenos negócios com a proposta de conectar os empreendedores e promover o desenvolvimento a partir da criação de uma cadeia produtiva.

Para o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, as duas ferramentas são entregas importantes para o desenvolvimento da cidade. Ele ainda ressaltou como a chegada da Suzano - maior indústria de celulose do mundo que constrói uma planta no município - irá contribuir com o processo de crescimento. "Ribas se transforma a partir de hoje, a partir da chegada da Suzano as oportunidades estão aí e os empresários precisam aproveitá-las. Hoje é um dia emblemático para a nossa cidade, sobretudo para o micro e pequeno empreendedor, pois ele pode conhecer o nosso Plano de Desenvolvimento Econômico e o Mapa de Oportunidades que elenca quais demandas estão em alta. Os empresários vão saber o que tem pela frente e podem se organizar para aproveitar as oportunidades que estão por vir", destacou o gestor público.

De acordo com secretário Jaime Verruck, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, o Dia da Oportunidade vem para dar apoio aos pequenos negócios e é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado via PROPEQ Dinamiza. “Há alguns anos, lançamos o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios e agora temos o PROPEQ Dinamiza, que é uma ferramenta, em parceria com o Sebrae, que vem para dar apoio àqueles municípios que têm alto potencial de desenvolvimento para a melhoria do ambiente de negócios, como é o caso de Ribas do Rio Pardo. Esse evento de hoje é voltado para fortalecer os pequenos empreendedores do município, temos qualificação, oportunidade de negócios e rodada de crédito. A ideia é promover o desenvolvimento galgado na micro e pequena empresa, ela é importante e gera o maior número de empregos, tanto no Estado quanto no Brasil”, afirmou o titular da Semagro.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou que o Dia da Oportunidade é uma das ações promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora que, desde março, é executado em Ribas do Rio Pardo com a proposta de promover a transformação do município. “Essa é mais uma iniciativa voltada para alavancar o desenvolvimento. São dois dias de evento, com mais de 20 atividades gratuitas que incluem capacitação para a população, qualificação para o pequeno empresário e pequeno produtor, além de possibilidades de negócio. Queremos ajudar as pessoas a se apropriarem das oportunidades que estão por vir, devido aos grandes investimentos que estão chegando aqui, e transformar a economia local”, ressaltou Mendonça.

Na abertura do Dia da Oportunidade, o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço. Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano.

Também participaram da abertura do evento os conselheiros do CDE do Sebrae/MS Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro; e Marcel Figueiredo, superintendente de varejo do Banco do Brasil. Além de Mario Cleiro de Souza, diretor industrial da Vetorial Siderurgia; Marisa Coutinho, gerente de relações institucionais da Suzano; e Rodrigo Stefanello Vieira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ribas do Rio Pardo.

Programação do Dia da Oportunidade

O Dia da Oportunidade traz duas grandes atrações: a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá no dia 29, às 19h; e o show “O impossível é uma Ilusão – Empreendedorismo, inovação e tecnologia”, que será no dia 30, no mesmo horário.

Outras atividades também fazem parte da programação – durante os dois dias, serão disponibilizados para a população, em parceria com o Senai, cursos nas áreas Automotiva, Panificação, Solda e Costura, por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta. Além das carretas, outras capacitações serão promovidas nas áreas de Educação e Salões de Beleza, em parceria com o Senac, e para o setor do Agronegócio, em conjunto com o Senar.

Ações para promover a empregabilidade estão incluídas no Dia da Oportunidade, entre elas, serão oferecidas, em parceria com IEL e Funtrab, oficinas para elaboração de currículos, estratégias de divulgação e técnicas de entrevista de emprego. O evento também terá um espaço voltado aos microempreendedores com a Feira do MEI e para a agricultura familiar, com a Feira do Produtor – nos dois locais serão expostos produtos para a comunidade. A área de Inovação também será contemplada pelo Dia da Oportunidade, no local, o Living Lab irá promover uma mostra com palestras sobre possibilidades de negócios com drones e impressoras 3D.

Além disso, o evento irá trazer várias ações voltadas para os pequenos empreendedores. Uma delas é o Mapa de Oportunidades da cadeia de Papel e Celulose, quando empresas locais poderão saber mais a respeito da maior fábrica de celulose do mundo, a Suzano, cuja nova instalação está sendo construída em Ribas do Rio Pardo. A programação também conta com uma Sessão de Negócios que visa aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e o Dia do Crédito com palestra de boas práticas e um momento voltado para que os empreendedores possam tirar dúvidas sobre linhas de crédito com instituições financeiras.

Marcelo Armôa, Semagro, com informações do Sebrae-MS

Fotos: Divulgação

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 11h32
30°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
32°

Sensação

19 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu2
arranha-céu
Anuncie aqui
Anuncio retângulo médio 1
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anúncio