Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Saúde

Após apelo do Estado por "Vacina Geral", Ministério amplia para 150 mil doses da Janssen a MS

Mato Grosso do Sul havia pedido todas as doses do imunizante da marca ao Ministério da saúde.

11/06/2021 06h00
Por: Redação

Mato Grosso do Sul vai receber cerca de 150 mil, o mesmo que 5% das três milhões de doses da vacina Janssen contra covid-19 que devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira (11). Depois de pleito do Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) pela totalidade das doses esta semana, o Ministério da Saúde garantiu um pouco mais ao Estado além das 38,4 mil que estavam previstas.

Segundo o conselho informou há pouco em nota, após reunião nesta quinta-feira (10) da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), formado pelo ministério, Cosems e Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde ficou definido aumento das doses a serem enviadas a MS.

Presidente do conselho municipal, Rogério Leite, disse que os 5% estão garantidos. “5% do total recebido será destinado a população sul-mato-grossense. A distribuição aos municípios será pactuada com o Estado, durante reunião da CIB, com todos os gestores”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, para negar o pedido de três milhões ao Estado, foi informado que tal lote de doses únicas já estava dividido entre os estados e para cá, viria remessa contendo imunizantes para aplicação em cerca de 38,4 mil pessoas. Com anúncio desta tarde, após o pleito, MS foi contemplado com mais.

Na quarta-feira (9), o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo "doses únicas" suficientes para imunizar 100% dos adultos.

O conselho defende que Mato Grosso do Sul tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.

Como argumento, o conselho lembrou que as vacinas da Janssen chegarão ao Brasil com prazo de validade para vencer em 27 de junho e que a estratégia de distribuição em Mato Grosso do Sul possibilitaria o aproveitamento de todas as doses que forem enviadas, já que o Estado já se mostrou capaz de receber e em 12 horas entregar vacinas a todos os 79 municípios.

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 19h07
24°
Chuva fraca Máxima: 27° - Mínima: 16°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu
arranha-céu2
Anuncio retângulo médio 1
Anuncie aqui
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anúncio