Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Estado crítico!

MS envia mais 5 pacientes graves com Covid a SP e totaliza 21 remanejados a outros estados

A saúde de Mato Grosso do Sul está em colapso, a média móvel de casos e mortes seguem em alta e hospitais enfrentam o desabastecimento de antibióticos.

09/06/2021 07h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Mato Grosso do Sul envia mais cinco pacientes graves com Covid a São Paulo, nesta terça-feira (8). Com o novo remanejamento, o estado totaliza 21 pessoas destinadas a outros estados para o tratamento do coronavírus. Boa parte foram para capital paulista, e os demais para Rondônia.

Os envios de pacientes de Mato Grosso do Sul a outros estados começaram no dia 2 de junho. Uma mulher, de 41 anos, teve acesso a um leito de UTI em Rondônia. A paciente saiu de Bonito (MS), a 296 km, com destino à Porto Velho, capital de Rondônia.

Já no dia 4 de junho, oito pacientes diagnosticados com a Covid e que estavam internados em Dourados, na região sul do estado, foram transferidos para Rondônia.

A São Paulo, os remanejamentos começaram no domingo (6), onde cinco pessoas foram levadas a hospitais paulistas. Na segunda-feira (7), o estado remanejou outros dois pacientes, que chegaram no aeroporto de Congonhas, no início da noite. Com a leva desta terça (8), totalizam 12 sul-mato-grossenses em leitos de UTI na capital paulista.

Todos os pacientes transferidos para São Paulo foram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que sai de Campo Grande, com destino o aeroporto de Congonhas. Assim que chegarem à capital paulista, eles serão encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

As transferências para outros estados estão sendo feitas pois Mato Grosso do Sul "está na situação de eminente colapso da saúde provocado pelo agravamento da pandemia", de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

De acordo com os dados da secretaria estadual de Saúde (SES), o estado possuí 293 pacientes à espera de leitos, sejam eles clínicos ou uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os números consolidados nesta terça (8), mostra uma crescente na fila, nessa segunda (7), Mato Grosso do Sul totalizava 271 ao aguardo de uma unidade hospitalar.

Outras transferências

Transferida de Mato Grosso do Sul para Rondônia devido a falta de vagas para pacientes com Covid, Nice Menani morreu na noite de segunda-feira (07), em Porto Velho.

Nice era moradora de Dourados e havia sido levada para a capital rondoniense na sexta-feira (04), junto com outros seis pacientes da cidade.

Outro paciente transferido de Mato Grosso do Sul morreu em São Paulo que havia sido transferido devido a falta de vagas no estado para pacientes Covid. O homem tinha 53 anos, era de Maracaju e tinha sido encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado no último domingo (06).

Covid em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registra nesta terça-feira (8) 1.339 pacientes hospitalizados por causa da Covid-19. É o maior número, segundo dados da SES, de toda a pandemia. Dos hospitalizados, 774 estão em leitos clínicos e 565 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

O estado tem mais 293 pacientes que estão em unidades de saúde aguardando vaga para transferência para leitos clínicos e de UTI em hospitais. Eles estão com a doença ou são casos suspeitos.

Foram registrados em Mato Grosso do Sul 1.106 casos novos de Covid-19. O total de infectados durante a pandemia chegou a 304.315 e a média móvel dos últimos 7 dias a 1.662 por dia. O total de recuperados chegou a 275.398, o que representa 90,49% do total de infectados com o coronavírus.

Fonte: G1

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 19h49
23°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 16°
23°

Sensação

6 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu2
arranha-céu
Anuncie aqui
Anuncio retângulo médio 1
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anúncio