Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Queimadas Pantanal

Programa quer prevenir queimadas no Pantanal ao notificar produtores em áreas que mais ocorreram incêndios

Programa "Pantanal em Alerta", realizado em parceria dos MPE de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visa que produtores adotem medidas preventivas contra incêndios e evitem alastramento do fogo em propriedades privadas.

05/04/2021 18h00
Por: Redação - Extra News MS

Um programa em parceria entre os Ministérios Públicos Estaduais (MPE) de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, quer minimizar os efeitos das queimadas no Pantanal em 2021. Para isso, os MPEs identificaram as áreas onde mais ocorreram focos de queimadas em 2020 e pretendem notificar produtores para que eles adotem medidas preventivas contra o fogo.

Área queimada no Pantanal em 2020 supera em 10 vezes a área de vegetação natural perdida em 18 anos

Segundo o promotor Luciano Loubet, que está à frente do Programa "Pantanal em Alerta", os MPEs fizeram um levantamento que durou cerca de dois meses e, com base em imagens de satélite, identificaram 286 pontos onde o fogo foi iniciado, sendo 239 deles em Mato Grosso do Sul. 120 desses focos foram em propriedades rurais particulares e 79 em terras indígenas.

"Tendo esses nossos escudos, vamos olhar melhor para os incêndios. Vimos que muitos focos começaram às margens de rios, em beiras de estradas, e 60% deles aconteceram dentro de uma atividade rural isolada. É muito improvável que algum produtor tenha feito isso intencionalmente, apenas para causar dano. O que queremos, portanto, é uma prevenção", ponderou.

Os incêndios destruíram mais de 4 milhões de hectares no Pantanal no ano passado. O fogo atingiu 21 cidades, 16 unidades de conservação, três terras indígenas e mais de duas mil propriedades rurais. A intenção do Ministério Público é de notificar os produtores já em maio, e ainda estuda um programa de alerta onde os proprietários das terras possam receber notificações sobre riscos de incêndios.

Ainda de acordo com Loubet, os produtores que forem notificados e, mesmo assim, sejam identificados incêndios nas áreas, constatando que não houve alguma providência, deverão responder criminalmente. O Programa "Pantanal em Alerta" ainda está em fase de apresentação nesta segunda-feira (5) e deve ter mais detalhes divulgados pelo Ministério Público nas próximas semanas.

Fonte: G1MS

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo GrandeCampo Grande - MS Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.
Campo Grande - MS
Atualizado às 20h19
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 18°
23°

Sensação

7 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu
arranha-céu2
Anuncio retângulo médio 1
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anuncie aqui