Depois que praticamente todo o calendário esportivo de 2020 ter sido cancelado por conta da pandemia, a prefeitura lançou na noite desta quarta-feira (24) a programação das atividades esportivas que a Capital deve receber este ano. As atrações vão desde eventos regionais até a captação de eventos nacionais, tudo de forma adaptada ao "novo normal".
“A construção do calendário foi atípica, reduzimos o número de participantes e inscritos. As competições não terão os seus tradicionais eventos de aberturas e vamos seguir todos os critérios de biossegurança”, comentou o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra.
Ainda conforme Terra, a expectativa é de que o avanço da vacinação contra a covid-19 ajude a diminuir o risco de contágio na Capital, para que os eventos possam ser mantidos. No entanto, não estão descartados novos cancelamentos, caso haja um recrudescimento da doença na cidade.
“Esta é a previsão do nosso calendário, mas podemos adiar, antecipar ou até cancelar as atividades, caso se note algum aumento no número de casos na Capital”, completou.
O lançamento do calendário ocorreu esta noite na Praça do Projeto Coruja, no Bairro Los Angeles, mas o início da programação só deve ocorrer daqui 60 dias, por recomendação da Vigilância Sanitária.
A projeto começou através dos próprios moradores, que se reuniam para praticar basquete na região. A iniciativa ganhou apoio da prefeitura, que viabilizou a construção de um centro de lazer com estrutura completa para a prática esportiva.
O espaço fica na Rua José Francelino Gomes, no Residencial Terra Morena, região do Los Angeles e conta com pista de caminhada, quadra de voley, de basquete, academia ao ar livre com 11 equipamentos para crianças, adultos e pessoas com deficiência, wifi grátis, trailers de alimentação, além da iluminação de LED dentro e nas ruas ao entorno da Praça.
“Existe a intenção da prefeitura de construir outros espaços comunitários iguais a este em outros pontos da cidade. É um modelo perfeito que deveria ser aderido pelo país inteiro”, concluiu Terra. O evento desta noite reuniu autoridades, vereadores e o prefeito Marquinhos Trad (PSD).
Calendário - Entre os eventos esportivos, a Funesp prevê a realização de 11 ações, começando pelos Jogos Indígenas que marcará o início do calendário com data prevista de 60 dias após o lançamento desta noite.
Depois segue com a Copa Campo Grande de Futebol Amador, que em 2019 reuniu mais de 3 mil atletas e a novidade para este ano é a realização dos Jogos Eletrônicos. Além disso, já estão agendados na Capital, o Campeonato Brasileiro de Karate, de Tênis de Mesa, e de Escalada.
Sensação
Vento
Umidade