Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Saúde

MS receberá 22 mil doses da vacina Oxford neste domingo, segundo secretário de Saúde de MS

Chegada do carregamento, com 44 caixas contendo a vacina, deve ocorrer próximo das 14h deste domingo, conforme Geraldo Resende. Distribuição para os municípios deve ser iniciada na segunda-feira (25). Por Graziela Rezende, G1

24/01/2021 05h30
Por: Redação
Fonte: G1

Mato Grosso do Sul deve receber 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca neste domingo (24), de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. No entanto, ainda não há definição sobre o horário da chegada do carregamento, com 44 caixas contendo a vacina.

"Estamos na expectativa e aguardando as informações do Ministério da Saúde. A prioridade continua a ser os trabalhadores da área da saúde e, após a chegada, vamos fazer a distribuição para todo o estado", afirmou Resende. A distribuição para os municípios deve ser iniciada na próxima segunda-feira (25).

Durante esta madrugada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez as análises de segurança em doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram na sexta-feira (22) à noite ao Rio de Janeiro. O procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O número total do carregamento é de dois milhões de doses da vacina, produzidas no Instituto Serum, na Índia, sendo que chegaram ao Rio por volta das 22h, depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais dos imunizantes.

As vacinas de Oxford farão parte do Plano Nacional de Imunização, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e começou no dia 17 de janeiro com 6 milhões de doses da CoronaVac. Nesta sexta (22), outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.

Estado já imunizou 16,7 mil pessoas

Em Mato Grosso do Sul, a vacinação teve início na última terça-feira (19). Ao todo, 16.775 pessoas foram imunizadas até o momento, segundo dados das secretarias estadual e municipal (Campo Grande) de Saúde (SES e Sesau). Segundo a SES, no estado foram vacinados 11.400 pessoas, porém, este número não leva em conta o quantitativo de imunizados na capital, que é de 5.375 indivíduos.

Dos dados do estado, o quantitativo por grupo é: 7,9 mil profissionais de saúde; 2,3 mil indígenas; 783 idosos institucionalizados. A Sesau não soube descriminar os números por cada grupo prioritário.

As primeiras 158 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegaram na Base Aérea de Campo Grande (MS) por volta das 15h15 na segunda-feira (18), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com as 158.760 doses de CoronaVac recebidas por Mato Grosso do Sul, o estado deve conseguir vacinar no máximo 79.380 pessoas, considerando a aplicação de duas doses do imunizante. Esse total representa somente 67% do primeiro grupo prioritário.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários