Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Trabalho

Funtrab não emite mais carteira de trabalho espécie, documento agora será 100% digital

O trabalhador pode acompanhar as anotações por meio de aplicativo

04/01/2021 06h01
Por: Redação
Fonte: JD1

O documento que registra a vida funcional do trabalhador, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passou por evolução e em 2020 tornou-se 100% digital em MS. Em fevereiro deste ano, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) deixou de emitir o documento em espécie, por determinação da Lei 13.874.

Nas Casas do Trabalhador há o serviço de orientações aos trabalhadores que necessitam de ajuda com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. São mais de 10 atendimentos diários na agência da Capital, em que as pessoas buscam orientações sobre o aplicativo. De acordo com a gerente da agência da Funtrab, Márcia Arguelho, “ as pessoas estão acostumadas com o papel, realizamos muitas orientações aqui, as dúvidas é um processo natural, pois estamos na transição, de um documento utilizado há anos que agora é virtual, daqui uns dias será comum o uso do aplicativo ”, reforça.

Essa facilidade de ter a Carteira de Trabalho Digital na palma da mão fez com que o aplicativo ultrapassasse os 200 milhões de acessos no país, com 18,1 milhões de downloads e 23 milhões de trabalhadores até o mês de setembro deste ano, de acordo com os dados do Governo Federal.

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, ter acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social, com isso evita problemas futuros no caso de perda do documento. 

O trabalhador pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) nas versões Android e IOS. Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/,  em poucos minutos o documento está em mãos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários