Em levantamento realizado em Campo Grande houve um leve crescimento em janeiro de 2024 na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital. Foram 110,1 pontos, um aumento em relação aos 109,3 pontos registrados em dezembro de 2023.
Os números foram divulgados na segunda-feira (22) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e reflete um otimismo entre os consumidores de Campo Grande.
Dentre os sete indicadores analisados pela CNC, quatro apresentaram melhoras, destacando-se o aumento na disposição para a compra de bens duráveis (4,4%), seguido pela perspectiva de consumo (3,9%), perspectiva profissional (2,1%) e o nível de consumo atual (1,7%). Por outro lado, a percepção sobre o emprego atual foi o único indicador que apresentou declínio, com uma redução de 2,2%.
Os dados apontam que a maioria dos entrevistados (58,4%) possui uma visão positiva em relação às suas perspectivas profissionais nos próximos seis meses. Quando questionados sobre a renda atual, 47,4% dos participantes afirmaram que esta se mantém estável comparada ao ano anterior, enquanto 38,1% indicaram que o nível de consumo atual é semelhante ao de 2023.
A pesquisa também revelou que, em comparação com o mesmo período do ano passado, 57,2% dos entrevistados sentem-se mais seguros em relação ao seu emprego, enquanto 14,5% sentem-se menos seguros. Além disso, a facilidade de acesso ao crédito parece ter permanecido estável para a maioria (57,6%), com uma pequena parcela (14,0%) considerando que está mais fácil obter empréstimos ou crédito para compras a prazo.
Fonte: Acritica
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