Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Vírus Letal

Quais são os sintomas do vírus letal encontrado na Bolívia: Vírus Chapare

Saúde diz que circulação do vírus ocorreu em 2019 e não há risco de transmissão na fronteira

19/11/2020 16h30
Por: Redação-1
Vírus Chapare na Bolívia
Vírus Chapare na Bolívia

Diante da descoberta de evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare na Bolívia, MS recebeu alerta do vírus misterioso e que tem sintomas semelhantes a dengue e a ebola.

Esse vírus causa uma febre hemorrágica e, no ano passado, cinco casos foram confirmados perto de La Paz e três deles foram fatais.

Os infectados com o vírus Chapare apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e sangramento gengival, segundo a virologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos Maria Morales-Betoulle.

Ela afirmou que na América do Sul em geral, quando as pessoas veem casos com esses sintomas, elas imediatamente pensam em dengue e não necessariamente pensam em um vírus raro como o Chapare.

De acordo com veículos nacionais, quando a equipe na Bolívia percebeu que a doença não era causada pela dengue, enviou amostras de pacientes para um laboratório do CDC nos EUA com recursos avançados de sequenciamento do genoma.

Foi lá que, para surpresa dos pesquisadores, o vírus foi identificado como Chapare. O vírusem questão é muito mais difícil de ser trasmitido do que o coronavírus.

Embora o coronavírus seja facilmente transmissível pela via respiratória, o Chapare se espalha pelo contato direto com fluidos corporais no auge da doença.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários