Anuncie aqui topo
Anuncie aqui topo
Palavra Amiga

Com 500 atendimentos por mês, GAV é refúgio para quem busca palavra amiga no desespero

.

13/05/2022 07h00
Por: Redação

Em um momento de sufoco, angustia, com sentimento reprimido, muitas pessoas passam por momentos difíceis e veem uma saída no suicídio para os problemas. Em meio a esse caminho, existem pessoas que, no acolhimento da palavra, ajudam a salvar vidas. Os voluntários do GAV (Grupo Amor Vida), atende e ajuda mais de 500 pessoas por mês oferecendo diálogo e uma ‘palavra amiga’ para quem se vê perdido.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, no mundo, cerca de 800 mil pessoas tiraram a própria vida. No Brasil, o óbito por suicídio chegou, em média, há 11 mil por ano, o que equivale a 30 mortes por dia. O estado de Mato Grosso do Sul, tanto entre homens quanto mulheres, está com taxas de mortalidade por suicídio acima da média nacional, ficando em terceiro lugar, no ranque de suicídios.

Uma das opções disponíveis no Estado de MS é o serviço de apoio emocional prestado gratuitamente pelo Grupo Amor Vida (GAV). Trata-se de um serviço através do qual pessoas em crise emocional tem a oportunidade de desabafar com um dos voluntários atendentes, de forma anônima e com garantia de sigilo e de que não será discriminada, julgada.

O GAV presta um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio por meio de ligações telefônicas oferecidas para todas as pessoas que queiram e precisam conversar. O atendimento é realizado por voluntários não remunerados que passam por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente.

O voluntário interage emocionalmente com o atendido sem direcionar as suas escolhas, respeitando os valores e princípios éticos da entidade.

"A pessoa em crise frequentemente se isola e não procura ajuda ou finge estar bem. Isto ocorre por temer ser julgada e rejeitada. Nós oferecemos a ela a oportunidade de ser ouvida com garantia do anonimato, do sigilo e de que não será julgada", disse em nota o Grupo.

A pessoa que está mal e com pensamentos suícidas pode entrar em contatos pelos números do GAV:

(67) 3383-4112 (fixo)

(67) 9 9973-8682 (Vivo)

(67) 9 9266-6560 (Claro)

Para a realização dos atendimentos, o GAV disponibiliza de uma linha gratuita sem identificador de chamadas, garantindo o sigilo e anonimato aos atendidos. As ligações podem ser realizadas de segunda a domingo, das 07:00 às 23:00h, por meio do telefone: 0800 750 5554.

Fonte: Midiamax

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 21h19
14°
Alguma nebulosidade Máxima: 25° - Mínima: 13°
14°

Sensação

6 km/h

Vento

77%

Umidade

Fonte: Climatempo
arranha-céu
arranha-céu2
Anuncio retângulo médio 1
Anuncie aqui
Municípios
anuncio médio 2
Últimas notícias
Retângulo médio
Mais lidas
Retângulo médio 4
Anúncio